O inicio

– Inicialmente foi adquirida a escola Patotinha em 1982, e posteriormente denominada Colégio Alfa, devido do material didático Alfa, desenvolvido pela pedagoga Ana Maria Poppovic, que possibilitava a alfabetização dos alunos aos 6 anos.

Filosofia e Objetivos

Filosofia

​

– Inspirada nos princípios da liberdade e solidariedade a escola considera a educação como um processo dinâmico e contínuo, que possibilita ao educando assumir, como sujeito, sua progressiva realização pessoal e social.

Objetivos da Instituição

​

– Desenvolver no aluno a auto-estima, a percepção de sua individualidade, afetividade, suas emoções e fazendo-se respeitar.

– Desenvolver a percepção de que o aluno é o agente de sua educação e responsável pelo seu processo de aprendizagem.

– Tratar os conteúdos, sempre que possível, a partir de problemas da sociedade, estimulando o aluno ao posicionamento político e ao protagonismo juvenil, propiciando condições para a ação social.

Direitos E Deveres Do Aluno

São Direitos Dos Alunos:

​

– Ter assegurada as condições necessárias ao desenvolvimento de suas potencialidades na perspectiva social e individual;

– Ter assegurado o respeito pelos direitos da pessoa humana e pelas suas liberdades fundamentais;

– Ter assegurada a continuidade de estudos no mesmo ou em outro estabelecimento de ensino;

– Ter asseguradas as boas condições de aprendizagem, devendo ser-lhe propiciada ampla assistência do professor e acesso aos recursos materiais e didáticos da escola.

– Recorrer dos resultados das avaliações de seu desempenho, através de seu responsável, se menor.

Dos deveres do aluno

São deveres dos alunos:

​

– Contribuir, em sua esfera de atuação, para o prestígio da escola; – Comparecer pontualmente e de forma participativa as atividades que lhe forem afetadas;

– Obedecer às normas estabelecidas pelo código disciplinar da escola e às recomendações superiores;

– Ter adequado comportamento social, tratando servidores da escola e colegas com civilidade e respeito;

– Cooperar com a boa conservação de móveis do estabelecimento, equipamentos e materiais da escola, também para a manutenção de boas condições de asseio do edifício e suas dependências;

– Não portar material que represente perigo à saúde, segurança e integridade física e moral sua ou de ordem;

– Observar rigorosa probidade na execução das atividades escolares.

Ação Pedagógica

– A ação pedagógica do Colégio Alfa tem como referencial teórico o construtivismo e o sócio interacionismo. A atuação interativa dos alunos no processo de aprendizagem, a autonomia para aprender, a cooperação, o colhimento da diversidade e a consciência da responsabilidade que envolve a vivência coletiva são metas para a formação de nossos alunos. Nosso objetivo é preparar as crianças e jovens por meio de um conhecimento os torne em cidadãos livres, conscientes e partícipes, exercitando o pensar, o respeitar, sem esquecer o ousar, o criar e sempre inovar.

Uma vez que cada indivíduo é um ser único, com habilidades, sentimentos, interesse, compreensão e ritmo de aprendizagem singular. Nossas classes têm um número reduzido de alunos buscando um atendimento personalizado. O lema: “Colégio Alfa Educando com amor”, retrata o sistema organizado para atender demanda específicas de cada aluno, procurando dar um sentido produtivo e criador às crianças, adolescentes e jovens com história de desconforto no processo de escolarização, que se manifestam como dificuldade de aprendizagem.

A estrutura do Projeto pedagógico mantém a articulação dos diferente níveis que garantem a continuidade da linha pedagógica da educação infantil ao ensino médio.